quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Controle e segurança na manipulação

Especialista explica como funciona o processo de manipulação e o controle necessário para garantir a segurança dos produtos


Na última semana uma farmácia de manipulação passou a ser investigada pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais por suspeita de erro na fabricação de remédios, com a troca de substâncias que pode ter sido a causa da morte de oito pessoas da cidade. Mas, como funciona o processo de manipulação? Quais os controles que são realizados para garantir a saúde das pessoas?
A especialista em gestão farmacêutica Ana Celeste Lima, explica que a primeira etapa do processo de manipulação se inicia com a avaliação farmacêutica da prescrição, para verificar se possui alguma incompatibilidade entre os componentes da formulação prescrita e se as dosagens estão dentro do permitido. “O papel do farmacêutico é fundamental nesse processo, para controlar, supervisionar cada etapa e garantir o perfeito funcionamento de todos os itens necessários para uma manipulação com qualidade, segurança e eficácia”, afirmou.
Em seguida, a formulação entra para o laboratório para ser manipulada. “Primeiro é realizada a pesagem de cada item (matéria-prima) da fórmula separadamente em um ambiente de temperatura e umidade controlada em balanças com certificação do INMETRO e cabines de exaustão para evitar que o pó de uma matéria-prima contamine outra formulação, sob a supervisão do farmacêutico”, explicou Ana Celeste.
Ainda de acordo com a farmacêutica, logo depois a fórmula é homogeneizada e identificada para ser novamente encapsulada separadamente evitando trocas. O próximo passo é verificar se o conteúdo está em média, com a mesma quantidade e dentro dos padrões exigidos pela Farmacopeia brasileira, por duas vezes seguidas. “Logo depois, as cápsulas são embaladas, conferidas e então liberadas para serem rotuladas e passarem por uma nova conferência do farmacêutico”, completou.
Segundo a especialista, para garantir a segurança dos produtos, antes da compra de matéria-prima é necessário conhecer a qualificação dos fornecedores e se possuem certificação da Vigilância Sanitária. Já na farmácia, devem ser realizados todos os testes de controle de qualidade para atestar sua segurança. “Além disso, a temperatura e umidade do ambiente devem ser verificadas e monitoradas diariamente para garantir a qualidade das matérias-primas e sua eficácia”, reforçou.
Por último, a farmacêutica lembra que os produtos manipulados são medicamentos individualizados, para atender a necessidade de cada paciente. “A manipulação oferece medicamentos com dosagens que a indústria não atende, por produzir em lote e a manipulação produz uma fórmula por vez. Assim, o paciente consegue uma forma farmacêutica adequada à sua utilização, como gomas medicamentosas, soluções orais, sachês, cápsulas, etc”, garante.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os benefícios dos suplementos alimentares

Seu uso é indicado para pessoas de qualquer idade, desde que prescrito por um profissional especializado.

Hoje, 21 de dezembro, comemora-se o Dia do Atleta. E a data nos remete ao uso, por amadores e profissionais, dos suplementos alimentares para melhorar o desempenho em determinada atividade, mas é preciso ter cuidado e controle ao consumir esses produtos, para que seu uso não cause problemas para a saúde.

De acordo a nutricionista Viviane Paixão, os suplementos visam suprir as deficiências alimentares nas dietas e são, na maioria das vezes, compostos por vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. Ainda segundo ela, é comum hoje o consumo de suplementos esportivos (ou nutricionais) para prevenir doenças, ganhar e perder peso, o que ajuda a explicar o uso por não atletas. “Os suplementos podem ser usados, por exemplo, para uma gestante melhorar seu perfil de vitaminas, minerais e queda de cabelo, sem a necessidade de praticar uma atividade física.”, completou.

A especialista ressalta que a indicação de suplementos é importante para pessoas com carências nutricionais e também para um praticante de atividade física ter melhor desempenho ou repor perdas de nutrientes durante essa prática. “Eles podem trazer grandes benefícios ao corpo, como ganho de massa muscular magra, redução de colesterol, aumento do metabolismo das gorduras, etc”, afirmou.

Segundo a nutricionista, a utilização de suplementos nutricionais é um fenômeno que cresce a cada dia, mas alerta que seu uso indiscriminado pode causar danos irreversíveis ao fígado e rim, além de afetar o metabolismo de uma maneira geral. Por isso, a primeira ação é determinar como está o funcionamento do organismo e em seguida, quais são as qualidades físicas exigidas pela sua atividade esportiva, como resistência, força, rapidez, etc. “Assim, será mais fácil estabelecer a escolha do ou dos suplementos alimentares que melhor lhe convêm e que o ajudarão a progredir mais. Mas, deve ser prescrito por um profissional especializado, como o nutricionista, para avaliar a real necessidade do que se precisa”, reforçou.

Viviane lembra que o suplemento pode ser manipulado, o que é bem mais vantajoso, já que é feito mediante uma prescrição personalizada, sendo possível preparar doses diferenciadas, que atendam às necessidades de cada indivíduo. Além disso, podem fazer uma associação de ativos, quando solicitada pelo prescritor, na mesma formulação. “Os rótulos são personalizados com os dados da prescrição, evitando riscos, como o de troca ou de consumo inadequado por outras pessoas. A matéria-prima utilizada e o processo de manipulação são rigorosamente controlados”, acrescentou.

Por último, ela afirma que os suplementos podem ser utilizados, quando necessário, tanto para homens e mulheres e em qualquer faixa etária, sempre após a avaliação de um profissional especializado. “Temos como exemplo, crianças que utilizam suplementos vitamínicos e minerais para o tratamento de uma anemia, adolescentes que consomem suplementos protéicos para estimular o ganho de massa muscular, no adulto para redução do colesterol e nos idosos para melhorar a saúde óssea”, esclareceu.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Segurança e comodidade para nossos clientes

Serviço de entrega atende clientes de Belo Horizonte e região

            Os clientes da Galgani Farmácia de Manipulação contam com a segurança, eficiência e comodidade do serviço de entrega dos produtos. Um dos primeiros clientes da farmácia, Júlio César Baeta, confessa que esse é um dos motivos que o faz um cliente fiel. “Desde a inauguração, tornei-me cliente da farmácia e quando não posso buscar meus pedidos na loja, recebo em casa com total segurança”, contou.

Para manter um atendimento de qualidade, a Galgani possui uma equipe própria de motoboys, atendendo todas as solicitações. De acordo com a farmacêutica Luciana Calazans, a maioria dos clientes prefere receber seus produtos em casa, pela confiança e comodidade do serviço. “No período de chuva a quantidade de entregas aumenta consideravelmente”, acrescentou.
Hoje a farmácia atende toda a capital e algumas cidades da região metropolitana, como Betim, Contagem e Nova Lima. A entrega é realizada em até 24h para produtos em cápsulas e em até 48h em caso de manipulações em sachês e outros. “Entre o ponto de chegada e o ponto de partida reside a honra da nossa palavra”, afirma o diretor e farmacêutico responsável Giovanni Silva.
Horário de entrega: 08h30 às 19h
Taxa de entrega: R$ 5,50 (BH e Contagem) e R$ 10,00 (Betim e Nova Lima)
Contato: (31) 3241-7971

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os 4 Pilares do envelhecimento: Anti-inflamatório

Fosfolipídios do caviar
            A inflamação é amplamente estudada em diversos casos do envelhecimento (como pele, vasos sanguíneos e outros órgãos). 
          Os fosfolipídios do caviar é um ativo exclusivo, produzido na França, capaz de atuar no envelhecimento decorrente da inflamação em diversos níveis. 
          Eles consistem em uma mistura de fosfolipídios de origem marinha (principalmente fosfatidilcolina) e lipídios neutros extraídos das ovas de arenque. São particularmente ricos em ácidos graxos poli-insaturados, ômega 3 e contêm, naturalmente, astaxantina e a-tocoferol.
Principais benefícios:
- Ótimo vetor biológico capaz de tornar o produto biocompatível e disponível.
- A proporção de 2:1 entre DHA e EPA proporciona um excelente efeito anti-inflamatório, além do DHA está presente em todas as células animais (da pele, retina, coração, cérebro, etc).
- As astaxantinas são consideradas as melhores carotenóides do mercado, permitindo alta ação antioxidante na pele ou no produto.
- Vitamina E tem uma boa ação antioxidante para proteger o produto da oxidação lipídica.