quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nutricosméticos: As poderosas Pílulas da Beleza

Conheça mais sobre as pílulas que ajudam a combater o envelhecimento e trazem vários benefícios para a saúde
            A agitada rotina atual acaba nos gerando necessidades de consumo que nem sempre conhecemos, como a de nutrir nossos tecidos, mas que nos ajudam a desenvolver as funções cotidianas. Por isso, a suplementação alimentar, além de contribuir para a estética, irá suprir as carências que a alimentação não fornece ou que são ingeridas em deficiência.
            É esse o papel das pílulas da beleza, que vieram para suplementar a alimentação, já que ela nem sempre é o suficiente para garantir aquela pele tão sonhada. Os nutricosméticos são ricos em vitaminas, minerais, flavonoides, aminoácidos, óleos essenciais, proteínas, substâncias antioxidantes, colágeno e até fitoterápicos. E além de nutrir o organismo combatem os radicais livres, que são os grandes vilãos na aceleração do envelhecimento da pele.
            Segundo a nutricionista e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, Hellen Fernandes, a associação desses nutrientes tem a função de suprir a carência em tecidos e órgãos, estimulando a renovação de células e prevenindo a oxidação desses tecidos, causadas pelos radicais livres. “Quando alguém faz o uso desses produtos está retardando o surgimento de rugas, aparecimento da flacidez e manchas, como também revertendo aquelas que já apareceram”, explicou.
            De acordo com a especialista, os resultados começam a aparecer em média, após três meses de tratamento e podem ser percebidos a “olho nu”, trazendo vários benefícios para a pele, unhas e cabelos, além de melhorar o funcionamento do organismo. “Os nutricosméticos ajudam a melhorar as inflamações relacionadas à acne, deixam a pele com mais brilho e elasticidade, os cabelos mais fortes e sem queda, e as unhas menos quebradiças, além de ajudar no funcionando do intestino”, garante.
            Hellen reforça que as pílulas da beleza devem ser consumidas sempre com saúde, já que se trata de um tratamento "de dentro para fora". “Somente um médico ou nutricionista pode avaliar se há alguma contraindicação e se seu uso indiscriminado pode acarretar alguma alergia, intoxicação por altas doses ou ainda não causar o efeito desejado pela falta do acompanhamento de um profissional.”, ressaltou.
            Por último, ela acrescenta que não existe milagre para que os nutricosméticos façam efeito. É preciso uma boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares, dormir adequadamente, trabalhar sem excesso, promover o laser e manter cuidados básicos com a pele, como o uso do filtro solar.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pholia Negra e Pholia Magra: as novas cápsulas emagrecedoras




Segundo estudos, elas ajudam a eliminar peso e diminuem a gordura da barriga

Quando o assunto é emagrecer é sempre bom contar com uma ajuda. Segundo a nutricionista funcional Hellen Fernandes, consultora da Galgani Farmácia de Manipulação (BH) as cápsulas fitoterápicas de Pholia Negra e Pholia Magra ajudam a eliminar aqueles quilos a mais que insistem em aparecer na balança.

A especialista explica que a Pholia Negra é feita do extrato concentrado da planta indígena Ilex P. “Ela age no organismo com o retardo do esvaziamento gástrico. O que aumenta a plenitude gástrica”, conta. Ou seja, o uso do auxiliar natural faz com que a comida leve mais tempo para ser digerida, aumentando a sensação de saciedade no nosso organismo.

Segundo a especialista, a substância também diminui a formação da gordura visceral, aquela que se acumula no abdômen (nas vísceras como pâncreas, intestino e fígado) e que é considerada a grande vilã nos casos de doenças cardiovasculares.

A eficácia da Pholia Negra foi comprovada por um estudo feito pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). O resultado mostrou que a substância pode reduzir o sobrepeso em mais de 10% e a manutenção do peso chega a durar 12 meses.

Já a Pholia Magra é uma erva brasileira, conhecida como Ecalyculata vell. “Sua ação tem atividade inibidora do apetite e contribui para uma maior queima de gorduras localizadas, principalmente do abdômen”, explica a nutricionista. A substância também é considerada diurética e conhecida como ‘seca barriga’.

“O uso da Pholia Magra pode evitar o depósito de gorduras na parede das artérias coronárias, o que diminui os riscos de problemas cardíacos relacionados com o sobrepeso”, completa.

As duas substâncias são administradas em cápsulas e podem ser utilizadas ao mesmo tempo. A especialista recomenda que o paciente use de 50 a 250mg por dia da Pholia Negra. Já a indicação para o uso da Pholia Magra varia entre 150 e 300 mg diariamente.

“O tratamento deve ser realizado por 30 dias. Depois, é feita uma pausa de 30 a 60 dias, e aí ele pode ser retomado”, explica. Indica-se também que antes de iniciar o uso dos fitoterápicos a pessoa receba orientação de um profissional médico ou nutricionista, para evitar contra indicações ou alergias.

As cápsulas são encontradas em farmácias de manipulação e custam em média R$ 75,00 (30 cápsulas de Pholia Negra) e R$ 35,00 (30 cápsulas de Pholia Magra). Porém, um alerta. Para que o auxiliar natural seja eficaz, o paciente deve manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas.

Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação, Hellen Fernandes, para o Portal Dicas de Mulher.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fibrose Cística



Sabe-se que a nutrição esta em expansão no Brasil e também representa uma tendência de crescimento em nível mundial. O profissional desta área deve ter como postura a busca constante da informação correta e científica para poder prestar um bom serviço à sociedade. Para obter sucesso na área, é indispensável que o profissional enfrente o desafio de um contínuo aprimoramento.

Um dos desafios do nutricionista é incentivar a amamentação. Atualmente, já são bem conhecidos os principais efeitos benéficos da amamentação, tais como: proteger contra infecções no trato respiratório através do desenvolvimento de um  sistema imune eficiente, cujos efeitos são altamente importante em lactentes com Fibrose Cistica (FC). Pensando nisso, durante a década de 90, a Academia Americana de pediatria encorajou fortemente a amamentação em pacientes com FC. Em conformidade com esse princípio, na próxima década, as diretrizes nutricionais Americanas e Européias  recomendaram a amamentação no primeiro ano de vida para os pacientes com fibrose cística.

A equipe de nutrição do Hospital das Clínicas(HC)-UFMG, calculou o  tempo médio de desmame dos pacientes com Fibrose Cística para saber se o resultado condiz com o recomendado mundialmente, e o resultado estava dentro da média preconizada. O trabalho foi apresentado no IV Congresso Brasileiro de Fibrose Cística em Florianópolis, na primeira semana de maio de 2012.

Texto: Yolanda Lage Silva

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Galgani participa de evento de encerramento do V-CIOEESP


A farmácia distribuiu brindes e ofereceu exames para os convidados
 
Nutricionistas no stand da Galgani
Entre os dias 4 de março e 27 de abril foi realizado o 5° Campeonato de Integração Olímpica dos Esportes Especializados (V-CIOEESP), no Clube Jaraguá. A edição do campeonato abordou o “Ano Internacional do Cooperativismo”.
Já em seu 5º ano, o campeonato possui uma equipe de 400 atletas, participantes em 15 modalidades esportivas diferentes, como basquete, vôlei, xadrez, futebol e outros.
O evento de encerramento foi no dia 27 de abril e contou com o apoio da Galgani Farmácia de Manipulação, que promoveu degustação de amostras de gomas de colágeno, pastilhas de cacau e termogênico.
Além disso, os convidados foram presenteados com sacolinhas de lixo pra carro e canetas da Galgani. A farmácia disponibilizou também a realização de exames de bioimpedância, feitos pela farmacêutica Luciana Calazans.
Participaram do evento os farmacêuticos José Giovanni Souza e Silva e Luciana Domingues Calazans, além das nutricionistas Hellen Fernandes e Viviane Admus Nunes Paixão.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sete macetes para aumentar o pique no trabalho


Melhore o humor e a organização e mande o estresse para longe

Tem semanas em que a vontade é ficar na cama, com os pés para cima e sem compromisso nenhum. Mas o trabalho não dá trégua e o jeito é buscar alternativas para manter o ânimo e dar conta das tarefas profissionais. "É fundamental identificar essas armadilhas que nos pegam durante a rotina, desviando o foco e roubando o tempo", afirma a psicóloga Milene Rosenthal, do projeto Psicolink. Para terminar o dia sem esgotamento e aguentar firme a semana, algumas dicas de organização são o segredo. Uma equipe de especialistas sugere opções para você adotar e conseguir vencer o expediente - em vez de ser vencido por ele.

Crie uma agenda diária com prioridades
Organização é palavra de ordem. "Quando o trabalho flui, você evita estresse, economiza tempo e poupa a mente de preocupações desnecessárias", afirma a psicóloga Glauca Lage, de Belo Horizonte (MG). Use a agenda para se manter pontual em todos os compromissos, eventos e reuniões e procure opiniões do chefe e dos colegas para definir o que é prioridade. Estar sempre com a sensação de que tudo está atrasado e acumulado é desmotivador. "A disciplina ajuda a vencer o excesso de trabalho e contribui para uma ótima imagem pessoal e, consequentemente, um destaque na profissional", diz a psicóloga.

Faça pausas

Alguns minutinhos são revitalizantes e ajudam a manter um bom ritmo de trabalho. "Estudos comprovam que pequenas pausas durante o expediente estimulam o bem-estar do funcionário e otimizam o rendimento profissional", afirma a psicóloga Milene Rosenthal. Levante e dê uma volta no escritório, estique as pernas e converse um pouco.

Vale até praticar algum exercício, como a
ginástica laboral oferecida por algumas empresas. Estudo publicado no periódico Journal of Occupational and Environmental Medicine mostra que esse tipo de atividade permite alcançar níveis de produção ainda mais elevados.

Estabeleça metas possíveis

Pode ser motivador ter objetivos cada vez mais desafiadores, mas é preciso um limite pra que o efeito não vire o contrário. A psicóloga Milene afirma que todo indivíduo tem potencial para aprender e se superar, mas algumas empresas e lideranças, para atingir resultados elevados, exigem demais da equipe. "A frustração em não conseguir atingir a meta pode diminuir a autoestima e desencadear até mesmo doenças psíquicas, como a
depressão", afirma. Procure conversar sobre a viabilidade de suas metas caso perceba que elas estão difíceis de serem alcançadas.

Preserve os momentos de lazer

Perder os momentos de descanso e descontração para horas extras de trabalho pode ser extremamente perigoso à saúde e ao rendimento profissional. "É preciso ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional para que nenhuma saia prejudicada", afirma Glauca Lage.

Trabalhar 11 horas ou mais por dia pode dobrar risco de depressão e comprometer a
disposição (Finnish Institute of Occupational Health, Finlândia), passar muitas horas sentado no trabalho aumenta risco de obesidade (Universidade de Montreal, Canadá) e expediente superior a dez horas diárias eleva as chances de problemas cardíacos (estudo publicado pelo European Heart Journal).

Procure uma rotina de trabalho mais flexível

Pare para refletir sobre o dia a dia no ambiente de trabalho e a relação entre superiores e funcionários. O que poderia ser melhor? Em um estudo americano publicado no Journal of Health and Social Behavior, 608 empregados de uma empresa passaram por uma mudança de rotina: os empresários permitiram que os funcionários decidissem quando e onde trabalhar, com base em suas necessidades individuais e responsabilidades no trabalho, sem que tivessem que pedir permissão ou avisar aos seus gerentes. Como resultado, os empregados:

- Relataram
dormir quase uma hora (52 minutos) além do costume;
- Melhoraram os hábitos saudáveis, pois se sentiram menos pressionados a trabalhar doentes e mais propensos a procurar um médico quando necessário, mesmo que estivessem atarefados;
- Organizaram melhor o tempo para executar as tarefas e reduziram o conflito entre trabalho e família.

Saiba dizer não

É muito difícil manter o pique nas tarefas se a todo o momento houver interrupções de outras pessoas. "Há muitos colegas de trabalho que, mesmo nos vendo concentrados e ocupados, não resistem e acabam interrompendo quem está por perto", afirma Milene Rosenthal. Isso pode afetar a produtividade da equipe.

O ideal é avaliar se a solicitação é tão urgente a ponto de parar o que você está fazendo. Se não for, diga ao colega de forma educada que, após terminar sua atividade atual, você irá ajudá-lo. Também evite abraçar todas as tarefas que surgem sem realmente saber se dará conta. É melhor negar alguns compromissos do que ter vários mal cumpridos.

Corra atrás do bom humor

Procure dormir bem, relaxe, esvazie a mente de preocupações e permita-se errar e progredir diante de frustrações. Um estudo da Ohio State University College of Business e da Universidade da Pensilvânia (EUA), apontou quem começa o dia bem humorado se sente mais disposto e produtivo, tendo mais sucesso na jornada de trabalho.

Por que não procurar também momentos de risada e descontração dentro do ambiente de trabalho? De acordo com uma pesquisa da Universidade Bocconi (Itália), rir levanta o ânimo e favorece a imagem dos chefes perante os seus subordinados. Dos mais de 1.860 funcionários analisados, 98% disseram utilizar o humor para melhorar o ambiente de trabalho e 99% afirmaram que gostam da descontração para acelerar o ritmo das tarefas.

Fonte: Entrevista da psicóloga da Galgani Farmácia de Manipulação, Glauca Lage, para o Portal Minha Vida.