segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Óleo de peixe melhora funções cognitivas e motoras de bebês

Bebês expostos a altos níveis de DHA (ácido docosahexanóico), um tipo de Ômega 3, antes do nascimento, tinham um melhor desenvolvimento mental e motor, de acordo com um estudo realizado no Canadá com índios Inuits, que tem o peixe como parte fundamental de sua dieta.
O estudo foi publicado no Journal of Pediatrics em março de 2008. O nível de DHA foi medido no cordão umbilical de 109 bebês e foi comparado com o crescimento e o desenvolvimento aos 6 e 11 meses. Um nível mais elevado de DHA estava associado a uma gestação mais longa, a uma melhor visão aos 6 meses e a um melhor desenvolvimento psicomotor e mental aos 11 meses. A ingestão após o nascimento de DHA, vindo da amamentação materna, não apresentou alterações destas variáveis.
O nível de DHA no cordão umbilical depende da ingestão de Ômega 3 pela mãe, e é importantíssimo para o desenvolvimento do cérebro e da visão no primeiro trimestre da gravidez.
Colaboração Dr. Frederico Porto

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Chá verde combate lesão oxidativa induzida por exercício


De acordo com um novo estudo publicado na revista Nutrition de maio de 2008, o chá verde combate lesão oxidativa induzida por exercício.
Os pesquisadores submeteram 14 participantes ao estudo. Um grupo consumiu chá verde 3 vezes por dia, durante 7 dias e o outro não. Após este período, o grupo foi submetido a exercício muscular intenso e foi também a uma bateria de exames antes e após os exercícios.
O grupo que consumiu chá verde apresentou menores níveis de marcadores sanguíneos que demonstram lesões teciduais oxidativas, tanto antes quanto após a atividade física. Também apresentaram uma maior concentração após o exercício de glutationa, que é um poderoso antioxidante produzido pelo corpo.
Portanto, o chá verde, uma bebida rica em polifenóis (antioxidantes), pode ser útil para proteger o corpo contra lesões oxidativas, para qualquer praticante de atividades físicas.

Texto: Colaboração Dr. Frederico Porto

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Matheus Fagundes conquista campeonato no Rio de Janeiro


Lutador conta com o apoio da Galgani e garante mais um título para a sua carreira

Na última semana, o lutador de jiu-jitsu Matheus Fagundes conquistou o campeonato Rio Internacional Open, um torneio de grande porte organizado pela Federação Brasileira Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF), a maior entidade do esporte.
Segundo o lutador, sua categoria contava com atletas de nível mundial e depois de vencer cinco lutas foi campeão. “Agradeço novamente pelo apoio da Galgani em minha carreira e nessa conquista”, lembrou Matheus.
A federação é responsável ainda pelos campeonatos mundiais e Pan’s, que ocorrem nos EUA, além do sul-americano que será realizado no Brasil no final do ano. Já os Opens, são torneios que ocorrem em cidades tradicionais pelo mundo todo, como Nova York, Los Angeles e Londres, sendo do Rio o mais importante, devido à tradição do esporte brasileiro.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dieta rica em Ômega 3 diminui o risco de doença cardíaca


Em um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology em agosto de 2008, concluiu-se que a quantidade de ômega 3 na dieta, e não fatores genéticos, era responsável pelo menor risco de doença cardíaca na população japonesa.

O estudo envolveu 281 homens morando no Japão, 306 caucasianos americanos e 281 japoneses morando no Havaí. Foram feitos testes sanguíneos para medir gorduras totais e ômegas 3. Apesar das gorduras totais serem iguais em todos os grupos, a porcentagem de gorduras advindas de peixe era 2 vezes maior entre os japoneses, quando comparados com os grupos americanos. Os homens que viviam no Japão tinham menos aterosclerose, como indicado pela menor espessura da parede da artéria.
A conclusão foi que o aumento da ingestão de Ômega 3 nos EUA pode ter um impacto importante na incidência de doença cardíaca.
Colaboração Dr. Frederico Porto.