segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ana Caroline Borges Martins é estudante de nutrição da UFMG e proprietária de uma confeitaria em Belo Horizonte. Adepta da alimentação balanceada mostra aqui no blog que sobremesa gostosa pode ser também saudável.


  
 Como surgiu a ideia de produzir sobremesa gourmet e doces na versão Diet, sem lactose e usando produtos a base de soja?
Decidi realizar o meu desejo de infância, produzir doces. Agregando os conhecimentos adquiridos na graduação em Nutrição, pude atingir um público maior inclusive indivíduos com restrições alimentares. Sempre observei que pessoas com diabetes, intolerância a lactose, e outras restrições dietéticas ficam sem opções na hora da sobremesa, festas infantis, e demais eventos. Considero que este tipo de estabelecimento está em expansão na nossa cidade, o que me proporciona ampliar meu cardápio com frequência. Estou trilhando o caminho, estudando mais para produzir itens isentos de glutén e fenialanina.

 Quais são os principais ingredientes escolhidos para tornar o cardápio mais saudável?
Além das receitas de doces tradicionais, faço trocas para deixar as sobremesas menos calóricas e mais naturais. Um exemplo é trocar o achocolatado de todas as receitas por chocolate em pó solúvel que possui menor teor de açúcar, há também a possibilidade do uso de adoçantes. Em adição, uso do chocolate meio amargo em todos os itens do cardápio que levam chocolate na sua composição. Outro ingrediente usado são oleaginosas como nozes e castanhas, suas frações lipídicas são compostas predominantemente por ácidos mono (oléico) e poliinsaturados (linoléico) e apresentam uma ótima relação entre ácidos graxos poliinsaturados ômega 6 e ômega 3*. Aproveito também a variedade de frutas que nosso país possui em todas as épocas do ano, produzindo muitos doces com frutas.

 * FREITAS, Jullyana Borges  and  NAVES, Maria Margareth Veloso. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr. 2010, vol.23, n.2, pp. 269-279.

Explique a diferença entres os tipos de chocolate: ao leite, amargo…entre outros.
Segundo a Resolução - RDC nº 227, de 28 de agosto de 2003 da ANVISA, chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau: massa de cacau, cacau em pó e manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau. Já o chocolate Branco é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau. Destaco que o chocolate branco é feito somente com a manteiga de cacau e não apresenta os benefícios dos flavonóides, antioxidantes, presente nas sementes do cacau.
A concentração de cacau nos tipos de chocolate pode variar de acordo com o fabricante, destaco o teor médio de cacau entre os tipos de chocolate. O tipo ao leite tem até 40% cacau, seguido do chocolate meio amargo composto por 50% de cacau e o chocolate amargo na faixa de 70% de cacau.

Quais os benefícios para a saúde do chocolate amargo?
O chocolate amargo apresenta substâncias chamadas de fitoquímicos, em destaque os flavonóides. Os mecanismos pelos quais os flavonóides presentes no cacau beneficiam a saúde são muito estudados. Além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares promovendo um fluxo adequado de sangue (reduzindo a pressão sanguínea), diminuição da tendência à agregação plaquetária (evitando acidente vascular cardíaco e cerebral) e diminuição da oxidação do LDL colesterol. Em adição, diminuição a incidência de câncer devido a sua função oxidante.

 Quais são os tipos de adoçante que podem ir ao forno?
Segundo a United States Recommended Daily Allowance (USRDA) os adoçantes que podem ir ao forno são sacarina, ciclamato, stévia, acessulfame K, sucralose e new sugar. Os adoçantes a base de aspartame não são recomendados porque em altas temperaturas a ligação entre os dois aminoácidos (fenialanina e ácido aspartico) se rompem provocando perda do sabor.

Caros leitores, para maiores esclarecimentos deixe um comentário aqui no blog envie um e mail para galganinutricao@gmail.com

quinta-feira, 19 de setembro de 2013