quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Oceano de Oportunidades

Frederico Porto ao lado do diretor da Galgani Giovanni de Souza e Silva

        O médico, psiquiatra e nutrólogo Frederico Porto ministrou nesse mês a palestra "Oceano de Oportunidades", para a equipe de consultores, supervisores, coordenadores, recursos humanos, comunicação e direção da Galgani Farmácia de Manipulação.

         Durante a palestra, Frederico mostrou como tornar a concorrência irrelevante e ressaltou a importância da disciplina, do foco e da paciência para implementar ações. Além disso, explicou que a base de uma equipe deve ser a confiança, sinceridade e  história pregressa. "É muito importante fazer o exercício diário de tentar enxergar sempre novos horizontes", disse.

        O médico idealiza e comanda vários cursos nas áreas de aprendizado, treinamento e ciências humanas. Suas palestras, seminários e apresentações revelam um conteúdo rico e diferenciado, transferido de forma didática e bem-humorada para o estímulo de novas criações, reflexões, ações e resultados.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sobras no cardápio e os cuidados na manipulação

Nutricionista Hellen Fernandes lembra que os cuidados com a higiene são essenciais

Na hora de reaproveitar alimentos, deve-se levar em conta como eles são manuseados e armazenados

       Em várias mesas brasileiras, muitas vezes o jantar é inventado a partir do que sobrou do almoço, que também leva um ou outro ingrediente que não foi consumido nas refeições do dia anterior. No entanto, quem costuma reaproveitar os alimentos já preparados precisa ficar atento à manipulação para não colocar a saúde em risco. Quanto mais as sobras forem ao fogão e voltarem à geladeira, maiores são as chances de uma intoxicação alimentar.

      Tudo depende, segundo a nutricionista Hellen Fernandes, de como os alimentos são manuseados e armazenados, pois a deterioração está diretamente ligada à presença de bactérias e à temperatura de que elas precisam para se multiplicarem. “Quando você faz o primeiro preparo, já põe as mãos na comida, armazena em vasilhames que talvez não estejam tão limpos, e às vezes a temperatura ideal de cozimento para eliminar micro-organismos nocivos não é atingida. Se houver o reaproveitamento e o segundo preparo, consequentemente o alimento já estará exposto a tudo isso novamente”, alerta a especialista.

      Além de cuidados com a higiene na hora de manipular as refeições, como usar talheres, vasilhas e panelas muito bem lavadas e secas, é fundamental que se evite falar e respirar sobre os alimentos, tanto crus quanto em processo de cozimento ou prontos. “Esses cuidados precisam ser tomados no primeiro preparo e principalmente nos seguintes, porque no reaproveitamento os alimentos já estão mais vulneráveis a qualquer tipo de contaminação”, afirma.

      O armazenamento das sobras também conta muito para a comida durar mais e não fazer mal à saúde. A nutricionista recomenda a separação das sobras de acordo com os tipos de preparo, e tudo em vasilhas de vidro ou plástico, mantidas sob refrigeração. “Arroz, feijão, carnes e legumes refogados devem ser guardados separadamente. Também devem ser reaquecidos individualmente, de preferência”, acrescenta Hellen.

      Há muitos anos, e mesmo sem saber das recomendações, a aposentada Maria Célia Eugênio de Souza, de 61, guarda os alimentos separadamente na geladeira de casa. Como ela tem quem cozinhe para a família duas vezes por semana, geralmente o almoço dos dias seguintes à ida da diarista é feito com o reaproveitamento das sobras. “Gosto de consumir até no máximo o dia seguinte. Se passar disso, descartamos para não arriscar”, afirma Maria Célia. Ela disse que a única coisa que não aproveita é a salada do dia.

      A nutricionista lembra que essa é a atitude correta, já que saladas cruas, principalmente folhosas, e frituras não devem ser armazenadas para consumo posterior. “O ideal é que a salada seja do dia. Portanto, compre ou prepare apenas a quantidade que for comer, porque folhosos e temperados crus deterioram muito rápido. No caso das frituras, como são alimentos muito gordurosos, acontece o processo de rancificação, que é a formação daquelas placas brancas ou amarelas, que fazem muito mal à saúde”, destaca.

     Como o ideal é consumir refogados, cozidos e grelhados em até 48 horas, Hellen aconselha colocar em ação o sentido do olfato e do paladar antes de usar as sobras. “Cheire e prove os alimentos antes de aquecer. Se for percebida qualquer alteração nas características normais, o alimento tem que ir direto para o lixo”, alerta.
Isso também vale para os industrializados que estão próximos da data de vencimento.

    De acordo com a nutricionista, não há problema em consumir os produtos até o dia indicado na embalagem. Entretanto, como às vezes as condições de armazenamento não são seguidas conforme a recomendação do fabricante, é válido sentir o cheiro e o gosto dos alimentos antes de ingerir. “Após a data do vencimento, não há alternativa. É preciso descartar”, atesta a especialista.

Fonte: Entrevista da nutricionista Hellen Fernandes para o Jornal Hoje em Dia.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval sem ressaca

Bons drinks de verdade

        Para amenizar o desconforto da bebedeira, falta de sono e má alimentação o Pampulha preparou, com o auxílio da nutricionista clínica e consultora da Galgani, Viviane Paixão, algumas sugestões de sucos e refeições que auxiliam no processo de desintoxicação do organismo e melhoram o mal estar. Segundo ela, o resultado é mais eficaz quando o cardápio é seguido antes, durante e depois da folia.

Sucos
Opção 1
3 rodelas média de Abacaxi (antioxidante e digestivo)
3 folhas de Hortelã
200 ml de Água de coco (reidrata e contém cálcio, sódio e magnésio)
2 lascas pequenas de Gengibre (modera o enjoo e é destoxicante)
Opção 2
Acerola e kiwi (são ricos em vitamina c, além de melhorarem o sabor)
Hortelã
1 lasca de gengibre
Água de coco


Entre as refeições
Para os intervalos entre as principais refeições a nutricionista indica o "mix antioxidante". Ele combate os radicais livres e evita náuseas, pois é rico em gorduras polisaturadas, ou de boa qualidade, que são ricas em proteínas e carboidratos, retardantes da metabolização do álcool no organismo.
2 damascos com 2 castanhas do pará
2 castanhas de caju com 1 colher de sobremessa de uva passa
2 undiades de ameixa seca com 2 nozes
80g de Fruta desidratada (manga, abacaxi, banana)

Café da manhã
A primeira refeição do dia é a mais importante, pois o corpo humano gasta muitas calorias durante o sono. Por isso é importante se alimentar bem no café da manhã, ingerindo principalmente cereais com fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino.
Opção 1
1 xícara de Chá verde (antioxidante)
Mamão com granola e mel
Pão integral com patê (rico em fibras)
Melão
Opção 2
200 ml de suco de uva integral
3 unidades de torradas
Manteiga ou azeite
Maça com canela
 
 
Almoço
Opção 1
Arroz integral e feijão
Salada de agrião, rúcula, cenoura, beterraba, tofu, temperada com limão e azeite
Salmão grelhado ao molho de ervas finas
Repolho refogado
Opção 2
Salada de beterraba ralada crua, abóbora, crótons, grão de bico com tempero de iogurte
Arroz integral
Vagem refogada
Frango com ervas frescas


Jantar
A nutricionista sugere para o jantar sopas e canjas, por serem mais leves e ricas em vitaminas e minerais. As pessoas focam muito no carboidrato para obter energia e esquecem das vitaminas e minerais, que, segundo ela, são essenciais na metabolização do próprio carboidrato e também da proteína e gordura.
Sopa de Tomate e Cenoura
1 xícara de chá de suco de tomate
1 cebola média picada
2 cenouras picadas
Sal verde
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de noz-moscada
 
 
Modo de preparo: Coloque em uma panela o suco de tomate. Acrescente as cenouras, a cebola, o caldo de carne, o orégano, a noz moscada e o adoçante. Deixe ferver, mexendo sempre, tampe e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.
 
 
Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Viviane Paixão para o Jornal Pampulha.

Ressaca de Carnaval

        Muita gente aproveita esta época de folia para curtir o feriado prolongado tomando uma cerveja gelada. Mas abusar das bebidas alcoólicas causa a famosa ressaca, que pode atrapalhar seus dias de festa e curtição. Por isso, tome alguns cuidados e evite os sintomas desagradáveis do excesso de bebidas.

       "A ressaca é associada à intoxicação aguda por álcool e inicia-se cerca de seis a oito horas após o consumo ou após a eliminação total do álcool do organismo. É caracterizada por efeitos físicos e mentais adversos, tais como dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrointestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade, e irritabilidade. Mas há uma variação muito grande desses sintomas, de pessoa para pessoa", explica Hellen Fernandes, nutricionista clínica e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, em Belo Horizonte (MG).

       Não descuidar da alimentação e da hidratação ajudam no combate à ressaca."É possível evitar a ressaca, desde que a pessoa não beba em excesso. Além disso, mantenha uma alimentação saudável e uma boa hidratação. Nestes dias de carnaval, é comum a pessoa não se alimentar direito, nem se hidratar corretamente. A cerveja aumenta a produção de urina e a pessoa sua mais devido ao calor, fatores que causam a desidratação e pioram os sintomas da ressaca", adverte Helena Thomopoulos Moss, nutricionista do Hospital Cetus, de Betim (MG).

      "O carnaval é um período em que as pessoas procuram se divertir mais e a bebida muitas vezes é uma aliada. O problema é que o corpo não é preparado para esses excessos e aí vem a ressaca", afirma Natália Siqueira, farmacêutica da Drogaria Rosário. "Para evitar ou pelo menos diminuir a ressaca, a pessoa precisa se alimentar bem durante o dia. Invista em peixe, frango e saladas, mas evite carne vermelha. Além disso, hidrate-se bastante", recomenda Gabriela Maia, nutricionista funcional da clínica Nutrindo Ciclos.

       Os alimentos e as bebidas podem evitar ou curar a ressaca."Eles provocam uma recuperação mais rápida e reequilibram o organismo, repondo nutrientes e água perdidos após o excesso de consumo de álcool. A água de coco é uma das melhores alternativas no combate à ressaca. Ela repõe os sais minerais e o açúcar perdidos pela urina e pelo suor,além de hidratar o organismo", comenta Hellen.

Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Hellen Fernandes para o Portal BBel.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fique por dentro!

          Na próxima segunda-feira, dia 20, a nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Viviane Paixão, dá dicas para os foliões de como manterem uma alimentação saudável durante o carnaval no jornal Notícias de Minas, pela Rede TV, às 19h30, não perca!

         E amanhã, o Jornal Pampulha traz várias receitas sugeridas pela nutricionista de sucos, vitaminas e pratos rápidos e práticos de serem feitos durante o carnaval para garantir a energia dos foliões. Confira no www.otempo.com.br/pampulha.

         Já a nutricionista Hellen Fernandes explica como currar a ressaca em entrevista para o Portal Bbel, acesse www.bbel.uol.com.br e fique pode dentro de todas as dicas.

        Na segunda Hellen fala sobre a data de validade dos alimentos e esclarece todas as dúvidas em relação ao prazo para consumo dos produtos depois de manipulados. Confira a entrevista completa no: www.hojeemdia.com.br.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alimentação no Carnaval

A energia do samba no pé está na boa alimentação e no cuidado com a hidratação
A festa de Carnaval é caracterizada por muitos dias de folia, o que significa atividade física e suor em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas, alto gasto energético, longa exposição ao sol e poucas horas de sono. Para encarar essa maratona e aproveitar ao máximo, sem que o corpo fique exausto, é fundamental cuidar da alimentação e da hidratação, antes, durante e depois da folia.

Para a nutricionista e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação Viviane Paixão, antes de seguir o trio elétrico, os blocos de rua e encarar um sambódromo, temos que ter cuidados básicos com a nossa alimentação. Ela deve ser leve, evitando refeições muito gordurosas, com excesso de condimentos e exageros. Um dos segredos é adicionar à dieta alimentos integrais, que ajudam no funcionamento do intestino.

Entre os cuidados mais importantes para um bom Carnaval, alerta a nutricionista, está a hidratação. A falta de líquido no organismo é um dos principais problemas para o folião. Ela pode acompanhar a ressaca e a baixa de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais. “Para compensar a falta de nutrientes e a perda de líquidos, é necessário praticar uma dieta equilibrada e responsável.”, reforça Viviane Paixão.

Deve-se ainda evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principal razão de muitos “fins de festa”, causando problemas como o coma alcoólico, hipoglicemia e outros. Esses excessos são o resultado de ressacas, caracterizada por sintomas como dores de cabeça, dificuldade de concentração, prostração, mau humor e irritabilidade. Além de desconforto na digestão dos alimentos, dores de estômago, vômitos, diarreias, entre outros sintomas.

Então, veja os passos indicados pela especialista para o Carnaval se tornar, realmente, uma festa:
1)     Consuma os “remédios naturais”: verduras, frutas e legumes.
2)     Muito líquido: água de coco (contém potássio) e sucos de frutas frescas, além de muita água, claro.
3)     Evite carne vermelha, queijos, molhos e frituras.
4)     Consuma refeições e lanches saudáveis e que contenham alimentos fontes de carboidratos (pães integrais, massas, batata, arroz integral, granola, aveia, milho, mandioca, etc).
5)     Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas.
6)     Sugestão de suco anti-ressaca:
Preparo: pique 1 maçã, ½ cenoura, 1 talo pequeno  de aipo e 1 folha de couve com talo, bata no liquidificador com suco de laranja e água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A importância da alimentação para os atletas


Saiba como uma boa alimentação pode ajudar no desempenho do atleta profissional
 

No próximo dia 10 de fevereiro, comemora-se o Dia do Atleta Profissional, mas como deve ser alimentação de um esportista, para que se torne uma aliada e o ajude a alcançar seus objetivos?
 
Para a nutricionista e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação Hellen Fernandes, a nutrição exerce um papel vital no desempenho do exercício e treinamento do atleta. Portanto, sua alimentação deve ser individualizada, já que cada esportista possui gasto energético próprio, calculado de acordo com seu peso, estatura, idade e sexo. Para atletas além destas características, a modalidade, tempo, tipo e intensidade da atividade devem ser levados em consideração para a elaboração de um plano alimentar”, completa.
 
Mas, segundo a especialista, algumas recomendações gerais devem ser seguidas por todos os atletas, como manter uma hidratação adequada, ingerir carboidratos, frutas, verduras, hortaliças, leguminosas, frutos secos, azeite de oliva, vitaminas A, E, B1, B2, B12 e minerais, além do consumo prioritário de alimentos integrais e pequenos lanches.
 
Dessa forma, o atleta conseguirá manter a manutenção do desempenho durante os treinos e competições. “Assim, é possível equilibrar as necessidades energéticas (glicogênio hepático) na prevenção da fadiga muscular. Inibir a ação de radicais livres produzidos durante a prática das atividades e permitir uma recuperação mais rápida e adequada, evitando situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras”, esclarece.

Uma boa alimentação antes de qualquer atividade e a recuperação após o exercício é um desafio para o atleta. Por isso, Hellen alerta que ao iniciar ou terminar as atividades sem estar preparado nutricionalmente, pode ocorrer a falta de importantes nutrientes relacionados ao metabolismo energético e reparação tecidual. Além de prejudicar o sistema antioxidante, a resposta imunológica, gerar uma desidratação e até lesões na musculatura.
 
O uso de suplementos alimentares também ajuda no metabolismo energético e melhora da performance física dos atletas, desde que não apresentem ação terapêutica ou tóxica. Contudo, a prescrição deve ser previamente avaliada pelo nutricionista ou médico, levando-se em consideração o objetivo deste atleta, modalidade, duração e intensidade da atividade. “A alimentação continua é sempre primordial, pois oferece todas as necessidades nutricionais de um indivíduo visando a manutenção e o reparo nos processos fisiológicos”, disse Fernandes.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lancheira saudável


 
Especialistas dão dicas de como preparar merenda nutritiva para as crianças

          As férias chegaram ao fim para a criançada, mas os cuidados com a alimentação dos pequenos não podem parar durante a rotina escolar. Para garantir que seus filhos se alimentem bem o ano todo, vale a pena investir na saúde deles com uma lancheira nutritiva e variada.

 
          A pedido do Pampulha, dois especialistas preparam sugestões para você montar um cardápio saudável durante toda a semana, o que garante melhor organização e otimização do tempo, ideal para pais que passam longo período do dia fora de casa.

Segunda-feira
         Para a segunda-feira, o pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco (www.pediatriaemfoco.com.br), Marcelo Reibscheid, sugere o "sanduba legal", preparado com pão integral, frango desfiado e patê de iogurte (veja receita ao final da matéria), acompanhado de água de coco em caixinha ou sucos naturais.
        A carne vermelha também é muito bem-vinda no cardápio das crianças, de acordo com a nutricionista clínica e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, Hellen Fernandes. "A vitamina B12 está presente em maior quantidade nas carnes vermelhas do que nas brancas", explica. O peito de frango pode ser substituído, segundo ela, por acém cozido e desfiado, acompanhado de milho verde ou vinagrete.

Terça-feira
        Uma salada de frutas divertida, com três tipos de frutas da época, e meio copo de suco de laranja é a sugestão para terça-feira. "Deixe o leite condensado e o creme de leite de fora", orienta a nutricionista, que também indica uma colher de mel para adoçar a salada de frutas de crianças maiores de 3 anos. "É bacana também acrescentar uma fonte energética nessa salada, como, por exemplo, um pouco de granola", sugere Hellen.

Quarta-feira
        Liberar uma guloseima uma vez na semana não faz mal algum e estimula a criança a seguir o cardápio, de acordo com Marcelo. Seguindo a dica do pediatra, você pode liberar, na quarta-feira, um doce ou refrigerante que a criança escolher. Esse momento é uma oportunidade ótima para você mostrar ao seu filho que as vontades e opiniões dele também são importantes. "O ideal é só um copo de refrigerante, cerca de 300ml", alerta Hellen.
        O lanche indicado para a quarta é o "beirute do bem". Ele leva uma colher (sobremesa) de cream cheese, uma fatia de peito de blanquet de peru, uma fatia de pão sírio integral, uma colher (sobremesa) de cenoura ralada, uma folha de alface e duas folhinhas de rúcula picada.
        Segundo a nutricionista, o cream chesse pode ser substituído por ricota, cottage ou queijo minas frescal. "Esses queijos são mais leves e ficam ótimos com orégano e azeite".

Quinta-feira
        O "lanchinho de marguerita" entra na quinta-feira. Preparada com pão de forma integral, queijo branco, tomate picado (uma fatia de cada) e uma pitada de orégano e manjericão, essa opção combina com água de coco.

Sexta-feira  
        "Na sexta-feira, chame seu filho para ajudar na cozinha. Ofereça alimentos saudáveis e dê a liberdade para que ele monte o próprio sanduíche e escolha o sabor de seu suco de frutas", sugere o pediatra, que ainda sugere uma garrafinha com água na lancheiras das crianças.


Depois de sujar, hora de lavar

            A limpeza e manutenção das lancheiras e garrafinhas também então na lista de cuidados com a saúde das crianças. Para Hellen, o ideal é lavar as garrafinhas com água corrente e sabão neutro. Se o material da garrafa suportar, vale usar água fervente. As lancheiras plásticas devem ser lavadas e desinfetadas com álcool e papel toalha diariamente. Já as lancheiras térmicas devem ser lavadas uma vez por semana e limpas com pano úmido todos os dias.

 
           "As latinhas e caixinhas de suco ou água de coco devem ser completamente lavadas com água e sabão antes de irem para a lancheira", explica Hellen, que ainda recomenda a lavagem das frutas antes do consumo. "O ideal é que as frutas fiquem por meia hora em uma solução desinfetante, com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária) para cada litro de água".

Fonte: Entrevista da nutricionista Hellen Fernandes para o Jornal Pampulha.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gerenciando a sua energia

        
        Muito se fala em gerenciamento de tempo, o que é muito importante, pois o tempo é a substância básica da vida. O que se esquece é que, por trás de todas aquelas técnicas, está um ser humano, e não uma máquina. Por isso, o gerenciamento da energia torna-se tão ou mais importante do que o gerenciamento do tempo, conforme exposto pelo jornalista norte-americano, Tony Schwartz.

        Por exemplo: você marca uma reunião que irá durar 3 horas, mas, após uma hora e meia, a capacidade de concentração e de produção dos participantes terá caído pela metade. O tempo foi bem gerenciado, mas a energia, não.
        A energia pode ser analisada em três níveis, que correspondem aos níveis da consciência: físico, emocional, mental e espiritual. No nível físico, avalia-se a energia pela quantidade, isto é, se sua energia está alta ou baixa, o que é determinado principalmente pela sua alimentação, pela prática de atividades físicas, se você fuma e pela qualidade do sono e de momentos de descanso.
        No segundo nível, o emocional, a energia é analisada pela qualidade da emoção, que pode ser agradável ou desagradável, e o treinamento consiste em treinar o autocontrole e as habilidades interpessoais, ou seja, você escolhe alguma emoção que deseja trabalhar em relação a si ou a terceiros e a exercita, como se exercita um músculo. Aqui cabe a pergunta: você tem tido mais emoções agradáveis, isto é, que lhe dão crédito de energia, ou desagradáveis, que lhe dão débito de energia? Uma dica para este nível é introduzir em seu dia-a-dia atividades que lhe dão prazer, assim como episódios de relaxamento, para trazer emoções positivas de volta.
           O terceiro nível de energia é o mental, que é avaliado pelo foco da energia. De nada adianta ter uma energia de alta quantidade e qualidade se ela não está direcionada para algo, pois isso acaba gerando certa apatia. O treinamento consiste em administrar as prioridades, em reconhecer os problemas como desafios, concentrando-se aonde você quer chegar e não somente no problema em si. Vamos fazer um exercício para demonstrar a importância do foco: olhe a sua volta e perceba tudo o que for de cor branca; agora feche os olhos e relembre tudo o que é de cor preta. Aí você vai me dizer: isto não é justo, você pediu para eu focar no branco e pergunta pelo preto. Assim é na vida: se você se concentra só no problema, esquece as oportunidades; portanto, procure sempre mudar de foco, pois um ponto de vista nada mais é do que a vista de um ponto.
         O quarto nível é o espiritual, que está relacionado ao sentido maior daquilo que fazemos, ao nosso propósito e legado. Sempre devemos refletir sobre isso, pois é o que nos dá a sensação de realização em nossa existência.
          O segredo E alternar trabalho e descanso em todos os NIVEIS, para assim nos manter em um Estado de Performance Ideal, igual a um atleta, mas o que é exigido de um profissional no mercado de trabalho E que ele trabalhe de 12 a 14 horas por dia no seu desempenho máximo. Eu me pergunto quantas decisões são tomadas com conseqüências graves devido a esta carga excessiva de estresse, ou quantas oportunidades são perdidas, por não serem percebidas...
          Concluindo: a única maneira de mantermos melhor a nossa energia é dando-nos períodos durante o dia para a recuperação dessa energia, tanto no nível físico como nos níveis mental, emocional e espiritual.
*Artigo elaborado pelo médico Frederico Porto.