sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pedalando 24 horas pela vida

O ultraciclista Rogério Pacheco promete pedalar durante 24 horas em prol da prevenção às drogas.
A partir das 08 horas deste sábado, dia 23, durante 24 horas, o ultraciclista Rogério Pacheco pedala na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, para chamar a atenção e sensibilizar a população sobre a necessidade de se ter uma vida saudável, sem o uso de substâncias psicoativas. Além de divulgar o ciclismo como forma de prevenção ao uso indevido de drogas, já que a prática esportiva proporciona uma melhor qualidade de vida.
O ponto de partida será da Igreja da Pampulha, onde estará o ponto de apoio do atleta. Rogério é Bicampeão Mundial de 24 horas e protagonista do Pedalando Dez Dias Pela Vida, tem 14 anos de carreira e recebe o apoio da farmácia Galgani, que fornece suplementos alimentares para o atleta, desde 2010. Uma parceria apoiada pelo nutricionista do ultraciclista, Guilherme Damatta, que estará no evento.
Dia Internacional de Combate às Drogas
O uso, o abuso, o tráfico e a dependência de drogas são alguns dos problemas mais sérios e um dos maiores desafios da sociedade, tanto no Brasil e no mundo. Para alertar a população, a ONU instituiu o dia 26 de Junho como o “Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”. Reconhecendo a importância deste tema, foi instituída, no país a “Semana Nacional e Estadual de Prevenção do Uso de Drogas”, realizada, anualmente, entre os dias 19 e 26 de Junho.
Informações sobre o atleta: www.rogeriopacheco.com.br

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sete nutrientes para amenizar os sintomas da asma


Magnésio e vitamina D estão na lista de recomendações dos especialistas

Um simples vento gelado já pode ser suficiente para a crise de asma atacar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 16 milhões de brasileiros sofrem com essa inflamação crônica, que dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias e provoca tosse, chiado no peito e sensação de falta de ar. Segundo o alergista Marcelo Aun, do Hospital Samaritano, em São Paulo, nenhum alimento pode isoladamente prevenir ou piorar as crises, mas existem nutrientes que ajudam nosso sistema respiratório a funcionar melhor e podem ajudar na prevenção. No Dia Nacional de Controle da Asma (21 de junho), inclua as sete opções abaixo no seu cardápio - sugeridas por especialistas - e aumente a sua imunidade. 

Vitamina D

"A falta dessa vitamina no organismo pode contribuir para o aumento da massa muscular nos brônquios, fazendo com que eles se contraiam mais, tornando a respiração mais difícil", explica a nutricionista Hellen Fernandes, consultora da farmácia de manipulação Galgani, em Belo Horizonte. Também é comum a pessoa com asma ser deficiente em
vitamina D porque o uso de corticoides para o tratamento da asma pode diminuir os níveis desse nutriente, sendo necessária a suplementação. "Até o momento, a vitamina D só deve ser suplementada em asmáticos com deficiência confirmada por exame de laboratório e a dose ideal de reposição será receitada pelo médico", diz o alergista Marcelo. Boas fontes de vitamina D são gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes, como cavala, salmão e arenque.                     

Magnésio
A nutricionista Hellen explica que o magnésio promove o relaxamento muscular em períodos de crise de asma. "A ingestão por meio da dieta vai facilitar a broncodilatação, melhorando o quadro respiratório e as funções pulmonares", afirma. Oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, frutos do mar, vegetais e folhas verde escuras são boas fontes desse nutriente.

O mineral também pode ser usado no tratamento de crises graves de asma - em versão intravenosa ou inalatória - porque ajuda a aliviar o broncoespasmo, mas sempre com supervisão médica. "O magnésio é usado sempre para complementar o tratamento padrão com broncodilatadores e corticoides", explica o alergista Marcelo. 

Vitamina A
Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina A regula o crescimento e a regeneração de vários tipos de tecidos e células do trato respiratório. "Esse nutriente regula a função pulmonar, ajudando na produção de muco para expelir partículas, deixando nosso pulmão menos vulnerável a infecções", explica a nutricionista Hellen. As principais fontes de vitamina A são fígado, ovo, manteiga, talos de verduras e legumes amarelos e vermelhos, como a cenoura.

Vitamina C
Segundo um estudo publicado no periódico Clinical and Translational Allergy e desenvolvido pela Universidade de Tanta, no Egito, e a Universidade de Helsinki, na Finlândia, descobriu que a vitamina C pode melhorar a respiração de crianças com sintomas moderados de asma. Os efeitos benéficos da ingestão diária de vitamina C foram mais significativos em crianças com idades entre sete e oito anos. "A ingestão de vitamina C ameniza a inflamação e estabiliza a liberação de histamina - substância vasodilatadora responsável pelas crises de asma", afirma a nutricionista Hellen.

A especialista também conta que é comum portadores de asma apresentarem uma deficiência na vitamina, mas a ingestão é recomendada somente por meio da dieta. "Não há evidências que incentivem o uso de suplementação de vitamina C nos portadores de asma", afirma o alergista Marcelo. Boas fontes de vitaminas C são acerola, laranja, limão e kiwi.

Selênio
Poderoso antioxidante, o selênio ajuda a eliminar os radicais livres que foram produzidos pelo processo inflamatório da crise de asma, evitando quedas bruscas na imunidade do portador da doença. O selênio pode ser encontrado em oleaginosas e cereais integrais.

Vitamina E
Assim como o selênio, a vitamina E é um antioxidante que ajuda nos processos inflamatórios desencadeados pela crise de asma. "Alguns estudos mostraram que gestantes com deficiência nessa vitamina apresentaram mais riscos de ter filhos com asma", explica o alergista Marcelo. Gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos são fontes de vitamina E.

Ômega 3
"A ingestão de ômega 3 irá inibir a produção de prostaglandinas, uma substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias", diz a nutricionista Hellen. Por conta disso, esse nutriente combate as inflamações e melhora a função respiratória. Peixes de água fria, canola, linhaça e gérmen de trigo são boas fontes de ômega 3.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sábado Magistral

Nutricionistas participantes Daniela e Leandro, ao lado
da consultora da Galgani, Hellen Fernandes.

Nutricionistas participam do 1º módulo do programa, que abordou a manipulação magistral de cápsulas.
A Galgani Farmácia de Manipulação promoveu no último dia 16, o lançamento do projeto Sábado Magistral, com o objetivo de oferecer para médicos e nutricionistas a oportunidade de conheceram na prática como funciona o processo da manipulação e seus aspectos farmacotécnicos. Todo o programa será ministrado no próprio laboratório de manipulação da farmácia. Por isso, não será apenas teórico, mas também prático, com a oportunidade dos participantes conhecerem a estrutura onde são manipuladas as formulações que prescrevem aos seus pacientes.
O primeiro módulo do programa foi a manipulação magistral de cápsulas, com duração de 60 minutos. O conteúdo foi ministrado pelo Farmacêutico e responsável técnico da Galgani, José Giovanni Souza e Silva, acompanhado pelo Técnico do Laboratório Tiago Santos de Souza e a nutricionista e consultora da farmácia, Hellen Fernandes.
Esse primeiro encontro contou com a presença dos nutricionistas Daniela Silva e Leandro Tomé. Para Leandro, o projeto é de grande importância. “O nutricionista pode conhecer o controle de qualidade da farmácia e ter tranquilidade para prescrever as fórmulas para o paciente”, disse.
Informações e inscrições pelo telefone (31) 9219-1895 ou nutricionistahellen@galgani.com.br

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mudanças de Hábitos




          No Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, no último dia 31 de Maio, funcionários e colaboradores da Galgani Farmácia de Manipulação participaram de uma palestra sobre os efeitos do uso do álcool e do tabaco, ministrada pelo médico José Francisco Zumpano, especialista em clínica médica.

            De acordo com farmacêutico responsável e diretor da Galgani, Giovanni Silva, esse evento faz parte de um programa da empresa para formar os funcionários não só para o trabalho, mas também para a vida e como cidadãos.

            Durante a apresentação, o especialista falou sobre a dependência pelo álcool e o tabaco, além da importância de um acompanhamento médico e psicológico, pelo resto da vida, para quem realmente deseja abandonar esses vícios. “Em qualquer época vale a pena parar de fumar e beber. Essa atitude aumenta a expectativa de vida e evita doenças e complicações”, disse o médico.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

História e propriedades do Gengibre



Com mais de 3 mil anos de história, o gengibre quase sumiu da Europa na queda do Império Romano, se espalhou pelo mundo com as viagens de Marco Polo e foi disputado nas cortes europeias. Além de um trunfo da cozinha, a raiz de gosto forte se mostrou um poderoso remédio e hoje é estudado até contra o câncer.

Desde a antiguidade, o gengibre é usado contra gripes, problemas digestivos, dores musculares, náuseas e até ressaca. E para quem ainda não se convenceu de seus poderes, saiba que o gengibre ajuda também no emagrecimento. Suas inúmeras funções terapêuticas se devem à presença de óleos essenciais, que dão à planta efeitos antissépticos e anestésicos.

Natural do sudeste asiático, o gengibre é usado como óleo em massagens contra problemas de coluna e nas articulações. E há séculos é cultuado na medicina chinesa por sua atuação no sistema digestivo, na circulação. Ainda é considerado afrodisíaco e poderoso contra a disfunção erétil. Não é à toa que é conhecido na medicina Ayurvédica como "medicamento universal".

"O gengibre ajuda o processo digestivo e de esvaziamento gástrico de uma forma geral. Por facilitar a digestão de alimentos gordurosos, tem indicação no alívio de sintomas como enjôo e dores abdominais, além de evitar a formação de gases", diz o nutrólogo Alexandre Merheb. "Por seu efeito termogênico, é eficaz nos regimes de emagrecimento, além de aumentar a sensação de conforto térmico nos dias frios", acrescenta.

Na forma de chá ou de cristais, é comumente usado para curar tosses, resfriados e problemas respiratórios, já que tem efeitos antibactericidas (e, por isso, desintoxicante) e antiinflamatórios, além de funcionar contra secreções.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Galgani comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente


         Os clientes da Galgani, que passaram ontem pela farmácia, foram presenteados com uma mudinha de beijinho, durante todo o dia, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Pelo segundo ano consecutivo a empresa realiza essa ação, com o intuito de conscientizar seus clientes e funcionários sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente.



Alexandro Dolabella - Funcionário Público
Cliente Galgani

Nair Rodrigues Amaral - Aposentada
Cliente antiga e fiel da Galgani

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Semana Mundial do Meio Ambiente

Entre os dias 1° e 5 de junho, os clientes da Galgani Farmácia de Manipulação receberão uma muda de planta em prol da preservação do meio ambiente.


             Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada entre os 1° e 05 de junho, a Galgani Farmácia de Manipulação vai presentear seus clientes com uma muda de planta, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

Desde o seu surgimento, a Galgani desenvolve seu trabalho baseado na responsabilidade ambiental e repassa essa ideia para todos os funcionários, colaboradores e parceiros. Antes mesmo de entrar em vigor a lei para uso de sacolas ecologicamente corretas nos comércios da capital, a farmácia já se preocupada em evitar o uso em excesso de plástico. Há três anos, a Galgani utiliza sacolas de papel para embalar suas mercadorias, sem repassar esse custo aos clientes, que se adaptaram aos poucos e passaram a aprovar essa iniciativa.

Outra ação realizada pela empresa é a reciclagem das embalagens de seus produtos, em parceria com a Associação dos Catadores do Papel Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). Potes e bisnagas são devolvidos pelos clientes à farmácia após a utilização dos produtos, que ficam armazenados em um compartimento exclusivo na própria loja. “As embalagens são recolhidas periodicamente pela Asmare, que faz a reciclagem, evitando que sejam descartadas no meio ambiente”, explicou o farmacêutico responsável Giovanni Silva.