quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Controle e segurança na manipulação

Especialista explica como funciona o processo de manipulação e o controle necessário para garantir a segurança dos produtos


Na última semana uma farmácia de manipulação passou a ser investigada pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais por suspeita de erro na fabricação de remédios, com a troca de substâncias que pode ter sido a causa da morte de oito pessoas da cidade. Mas, como funciona o processo de manipulação? Quais os controles que são realizados para garantir a saúde das pessoas?
A especialista em gestão farmacêutica Ana Celeste Lima, explica que a primeira etapa do processo de manipulação se inicia com a avaliação farmacêutica da prescrição, para verificar se possui alguma incompatibilidade entre os componentes da formulação prescrita e se as dosagens estão dentro do permitido. “O papel do farmacêutico é fundamental nesse processo, para controlar, supervisionar cada etapa e garantir o perfeito funcionamento de todos os itens necessários para uma manipulação com qualidade, segurança e eficácia”, afirmou.
Em seguida, a formulação entra para o laboratório para ser manipulada. “Primeiro é realizada a pesagem de cada item (matéria-prima) da fórmula separadamente em um ambiente de temperatura e umidade controlada em balanças com certificação do INMETRO e cabines de exaustão para evitar que o pó de uma matéria-prima contamine outra formulação, sob a supervisão do farmacêutico”, explicou Ana Celeste.
Ainda de acordo com a farmacêutica, logo depois a fórmula é homogeneizada e identificada para ser novamente encapsulada separadamente evitando trocas. O próximo passo é verificar se o conteúdo está em média, com a mesma quantidade e dentro dos padrões exigidos pela Farmacopeia brasileira, por duas vezes seguidas. “Logo depois, as cápsulas são embaladas, conferidas e então liberadas para serem rotuladas e passarem por uma nova conferência do farmacêutico”, completou.
Segundo a especialista, para garantir a segurança dos produtos, antes da compra de matéria-prima é necessário conhecer a qualificação dos fornecedores e se possuem certificação da Vigilância Sanitária. Já na farmácia, devem ser realizados todos os testes de controle de qualidade para atestar sua segurança. “Além disso, a temperatura e umidade do ambiente devem ser verificadas e monitoradas diariamente para garantir a qualidade das matérias-primas e sua eficácia”, reforçou.
Por último, a farmacêutica lembra que os produtos manipulados são medicamentos individualizados, para atender a necessidade de cada paciente. “A manipulação oferece medicamentos com dosagens que a indústria não atende, por produzir em lote e a manipulação produz uma fórmula por vez. Assim, o paciente consegue uma forma farmacêutica adequada à sua utilização, como gomas medicamentosas, soluções orais, sachês, cápsulas, etc”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário