Especialista fala da relação com prescritores e do papel desses profissionais de promoção da saúde
No dia 20 de Janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico, profissional que atua como um agente de saúde, capaz de contribuir para uma melhor qualidade de vida da população. Para a farmacêutica da Galgani Farmácia de Manipulação Luciana Calazans, seu papel é promover o uso racional dos medicamentos, mantendo a manutenção da efetividade e segurança do tratamento, além de representar o “elo” entre o prescritor e o paciente.
De acordo com a especialista, a relação entre prescritores médicos e nutricionistas, deve ser eticamente estreita, de forma que o farmacêutico possa ter liberdade de tratar com o profissional a viabilidade ou não de determinada formulação. “Nesta relação deve-se cruzar cuidadosamente as informações farmacotécnicas com os prescritores, para manter a qualidade e segurança da fórmula para o paciente”, afirmou.
A farmacêutica ressalta os benefícios do medicamento manipulado, que respeita a individualidade química de cada um, por se tratar de formulações personalizadas. “Através da manipulação é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente, bem como fazer a associação de um ou mais princípios ativos em uma mesma fórmula. Além disso, o custo para o paciente reduz bastante se comparado com os medicamentos industrializados”, esclarece.
Hoje a Galgani Farmácia de Manipulação é conhecida pela qualidade e segurança dos produtos que manipula, produzindo medicamentos alopáticos, fitoterápicos e cápsulas naturais, hormônios, antioxidantes, sais minerais, vitaminas, enzimas digestivas e outros ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário