Alimentação balanceada aumenta a qualidade de vida na terceira idade
Uma dieta equilibrada, rica em fibras, proteínas e minerais é importante em qualquer faixa etária, mas, com os idosos, os cuidados devem ser redobrados. Com o avanço da idade, ocorrem alterações no aparelho digestivo, percepção sensorial e na capacidade mastigatória, daí a necessidade de cuidar melhor de tudo que é ingerido nesta época da vida.
Para Hellen Fernandes, nutricionista clínica e Consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, a diminuição da sensibilidade à sede e aos efeitos secundários de certos fármacos são alguns fatores que podem acarretar interferência no consumo alimentar.
Fernandes aconselha que alimentos mais ricos em nutrientes, de fácil digestão e bem cozidos façam parte do cardápio dos mais idosos, pois facilitam a boa mastigação e, consequentemente, digestão:
- Os horários para as refeições devem ser respeitados, pois o intestino também funciona mais lentamente. É importante que as refeições sejam intercaladas por lanches, mantendo assim o metabolismo em constante funcionamento e que também sejam atrativas do ponto de vista visual, explica.
Fonte: Entrevista da nutricionista Hellen Fernandes para o Portal Clínica Literária.
Acesse e leia a reportagem completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário