quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fibrose Cística



Sabe-se que a nutrição esta em expansão no Brasil e também representa uma tendência de crescimento em nível mundial. O profissional desta área deve ter como postura a busca constante da informação correta e científica para poder prestar um bom serviço à sociedade. Para obter sucesso na área, é indispensável que o profissional enfrente o desafio de um contínuo aprimoramento.

Um dos desafios do nutricionista é incentivar a amamentação. Atualmente, já são bem conhecidos os principais efeitos benéficos da amamentação, tais como: proteger contra infecções no trato respiratório através do desenvolvimento de um  sistema imune eficiente, cujos efeitos são altamente importante em lactentes com Fibrose Cistica (FC). Pensando nisso, durante a década de 90, a Academia Americana de pediatria encorajou fortemente a amamentação em pacientes com FC. Em conformidade com esse princípio, na próxima década, as diretrizes nutricionais Americanas e Européias  recomendaram a amamentação no primeiro ano de vida para os pacientes com fibrose cística.

A equipe de nutrição do Hospital das Clínicas(HC)-UFMG, calculou o  tempo médio de desmame dos pacientes com Fibrose Cística para saber se o resultado condiz com o recomendado mundialmente, e o resultado estava dentro da média preconizada. O trabalho foi apresentado no IV Congresso Brasileiro de Fibrose Cística em Florianópolis, na primeira semana de maio de 2012.

Texto: Yolanda Lage Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário