segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Falta de vitamina D aumenta o risco de um ataque cardíaco

Pesquisadores da Universidade de Harvard relataram no Archives of Internal Medicine de junho de 2008, que homens com níveis baixos de vitamina D tinham maior risco de apresentar um infarto cardíaco em relação aos que apresentavam níveis normais.
O estudo consistiu na análise de dados de homens na faixa etária de 40 a 75 anos de idade, que foram acompanhados por 10 anos. Deste grupo, 454 sofreram infartos, alguns fatais e outros não. Eles então foram comparados com um outro grupo de 900 homens com variáveis similares e que não haviam sofrido infartos.
Os resultados foram que aqueles que tinham um nível de vitamina menor que 15mg/ml apresentavam 2,42 vezes mais chances de ter um infarto, se comparado com aqueles com níveis maiores que 30mg/ml.
Os pesquisadores atribuíram esta correlação aos efeitos da vitamina D na proliferação de células musculares lisas, na inflamação, na calcificação e na pressão sanguínea.
Os autores concluíram que o estudo mostrou a importância do nível de vitamina D no risco de infarto cardíaco e a necessidade de aumentar a ingestão diária para que esta proteção ocorra.
 
Texto: Colaboração Dr. Frederico Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário