sábado, 20 de outubro de 2012

20 de outubro: Dia Nacional de Combate a Osteoporose

Saiba como prevenir a osteoporose com vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel vital para a absorção do cálcio e para a formação de ossos fortes, saudáveis e resistentes a fracturas, sendo um componente essencial do tratamento da osteoporose.

Prevenir a osteoporose com vitamina DExistem várias medidas que contribuem para a prevenção e tratamento da osteoporose, tais como, a adopção de um estilo de vida saudável e o tratamento com medicamentos. São importantes, a restrição de bebidas alcoólicas, de café e de tabaco, o aporte adequado de cálcio, a prática de exercício físico e, de forma muito relevante, a suplementação com vitamina D.

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel vital para a absorção do cálcio e para a formação de ossos fortes, saudáveis e mais resistentes a fracturas, sendo um componente essencial do tratamento da osteoporose.

Existem duas formas de vitamina D: a vitamina D2 (ergocalciferol – de origem vegetal) e a vitamina D3 (colecalciferol – de origem animal) que são formas inactivas, as quais são posteriormente convertidas no fígado e nos rins, na hormona activa, o calcitriol que exerce as suas funções no nosso organismo.

A vitamina D tem várias funções sendo as mais importantes relacionadas com a manutenção dos valores normais do cálcio no sangue e a regulação do metabolismo e saúde dos ossos.

Um dos papéis fundamentais da vitamina D é assegurar que o organismo absorve o cálcio nos intestinos. Um estudo recente mostrou que as mulheres com osteoporose pós-menopáusica que tenham níveis adequados de vitamina D absorvem mais 65% do cálcio que ingerem.

O cálcio isolado não é suficiente para manter os ossos fortes e prevenir fracturas, sendo que a suplementação com vitamina D ajuda a reduzir a perda de massa óssea e o risco de fractura nas pessoas com osteoporose. Além disso, a vitamina D também melhora a força muscular e o equilíbrio, ajudando a prevenir quedas, que são tão frequentes sobretudo nas pessoas mais idosas.

A vitamina D tem ainda outras funções ímpares exercidas a nível da psoríase cutânea, em doenças auto-imunes, na Diabetes, na Hipertensão arterial e em algumas doenças oncológicas, actualmente em investigação.

Fontes de vitamina D
Estima-se que aproximadamente 80% da quantidade necessária de vitamina D no organismo humano provenha da exposição solar. Isto porque quando exposta aos raios ultravioleta, a pele sintetiza esta vitamina, que é depois armazenada na gordura corporal.

No entanto, a quantidade de vitamina D que se produz por exposição solar varia com o tipo de pele, sendo menor nas peles morenas, com o tempo de exposição, com a ocasião do dia, a estação do ano, a localização geográfica, o uso de protectores solares, a poluição, entre outros.

O próprio envelhecimento vai reduzindo a capacidade das pessoas sintetizarem vitamina D por exposição ao Sol.        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário