segunda-feira, 9 de maio de 2011

Especialista alerta para a importância do uso do filtro solar desde a infância

               O uso do filtro solar, associado a uma exposição consciente e equilibrada, é de primordial importância para manter a pele saudável e bonita. De acordo com a Dra. Ana Lúcia de Castro, especialista em medicina estética, o filtro solar é uma espécie de “camisinha” para a pele, pois promove uma barreira de proteção contra os raios solares ultravioleta, prejudiciais à superfície cutânea, além de auxiliar na prevenção e controle da maioria dos cânceres de pele e do envelhecimento precoce, o fotoenvelhecimento.

             Segundo a especialista, “tomar sol” de forma correta faz bem à saúde. "Dentre outras funções, os raios solares são essenciais para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo (envolvida na formação de ossos saudáveis) e para manter o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, nervoso e muscular", garante Dra. Ana Lúcia
.
            Mas, a luz solar pode ser fonte de várias doenças e alterações, muitas vezes irreversíveis, em nossa pele. "A pele lesada pelo sol pode apresentar um espectro de lesões que podem variar desde manchas benignas (claras ou escuras), feridas que não cicatrizam e até mesmo o câncer de pele", explica a médica.
           
            Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais incidente em nosso país. Corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados e está diretamente relacionado à exposição ao sol. A especialista explica que dois fatores principais contribuem para essa triste estatística, primeiro: os brasileiros, em geral, não têm a cultura de se proteger da luz solar e, segundo: devido à destruição da camada de ozônio, os raios solares chegam à Terra com intensidade cada vez maior.
           
            A especialista recomenda uma margem maior de segurança, usando um filtro com FPS igual ou superior a 25. "É importante lembrar que usar os filtros de proteção é tão importante quanto evitar a exposição excessiva ao sol. Costumo dizer que o primeiro creme preventivo que os pais deveriam aplicar em seus filhos, já a partir dos seis meses de idade, é o filtro solar. Devemos ter em mente que o efeito do sol é cumulativo. Quanto mais exposição no passado e atualmente, mais conseqüências no amanhã", esclarece.

 
Dra. Ana Lúcia de Castro:
Médica, especialista em medicina estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética – S.B.M.E. Especialista em Cirurgia Geral. Docente do Curso Intensivo de Procedimentos Médicos Estéticos pelo CEPECS - Centro de Estudos, Pesquisas e Consultoria em Saúde.

Déborah Ribeiro - Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário