terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Óleo de fígado de bacalhau possibilita a redução da medicação em pacientes com artrite



Pacientes com artrite reumatóide poderão reduzir a dose de anti-inflamatório ao adicionarem óleo de fígado de bacalhau em sua dieta, segundo um estudo publicado no Rheumatology de maio de 2008.

Os pesquisadores incluíram no estudo 97 pacientes portadores de artrite reumatóide e em uso de anti-inflamatório. Eles então foram divididos em 2 grupos. Um recebeu placebo (substância inócua) e o outro recebeu 10 gramas de óleo de fígado de bacalhau (esta dose tem 2,2 gramas de Ômega 3 mais vitamina A, D e E), por 9 meses.

Após 3 meses os pacientes foram instruídos a ir reduzindo a sua medicação e até suspendê-la se possível. Entre aqueles que completaram os 9 meses de estudo, 59% conseguiram reduzir a dose de medicamento. Eles também apresentaram uma melhora modesta em relação ao grupo placebo no que se refere a sintomas de dor.

Os autores concluíram que a suplementação com óleo de peixe deve ser levada em conta em pacientes com artrite reumatóide, para ajudá-los a reduzir a dose de antiinflamatórios, para assim atenuar os riscos de alterações gastrointestinais e cardiovasculares associados com estes medicamentos.

Fonte: Artigo Dr. Frederico Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário