quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Saiba como manter uma boa alimentação durante o carnaval



Especialista explica que manter a hidratação e a alimentação a cada três horas são fundamentais para que os foliões tenham energia para curtir todos os dias de festa.

Uma boa alimentação é sempre importante para manter a saúde e o bem estar, mas principalmente em dias em que se vai gastar muita energia, como no carnaval, um cardápio adequado e balanceado é fundamental. Além disso, pode ajudar o folião a curtir mais ainda a festa, evitando a indisposição, fadiga, mal estar, enxaqueca e os sintomas da ressaca.

Segundo a nutricionista Izabella Frattezi, consultora da Galgani Farmácia, em Belo Horizonte, durante o carnaval, o mais importante é manter a hidratação e tentar se alimentar a cada três horas. Para isso, a dica da especialista é consumir pelo menos uma fruta, biscoito ou barrinha de cereal entre os intervalos das grandes refeições.

“Nesse período as pessoas costumam também ficar nas ruas dançando ou andando, muitas vezes debaixo de sol e ingerindo bebida alcoólica. Todos estes fatores, juntos ou isolados, contribuem para a desidratação, podendo causar insolação, tonturas e mal estar em geral”, reforçou Izabella.

Ela lembra ainda que o refrigerante e bebida alcoólica não hidratam, muito pelo contrário, eles fazem com que o corpo perca mais água. “Quem ingere bebida alcoólica estando mal alimentado, tem menor resistência ao álcool e pode sentir um mal estar exagerado, além de estar propício a um quadro de hipoglicemia, ou seja, baixa de açúcar no sangue, causando tonturas, desmaios e possíveis acidentes. Além disso, a desidratação e a ressaca no dia seguinte são muito piores”, afirmou a nutricionista.

Além da desidratação, no carnaval é muito comum a intoxicação alimentar pela ingestão de alimentos vendidos na rua ou em lugares que não têm as condições higiênicas necessárias, como salgados e sanduíches. Sendo assim, a especialista indica levar de casa água mineral e alimentos que não precisem de refrigeração, como o pão integral e geleia de frutas, por exemplo, caso o lugar de hospedagem não tenha estrutura para alimentação adequada. 

Veja a dica da nutricionista para um cardápio prático e saudável para os foliões durante o carnaval:

Ao acordar:
Café da manhã completo com pães, queijo branco ou leite e frutas.

No meio da manhã:
Frutas e barrinha de cereal.

Almoço:
Arroz, feijão, carne branca, legumes e salada crua (bem higienizada)
Suco natural

Lanche da tarde:
Frutas, barrinha de cereal, biscoito integral

Jantar:
Sanduíche natural feito em casa
ou
Sanduíche de geleia de frutas e queijo branco
ou
Mesma coisa do almoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário