quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sete maneiras de incluir a quinua no cardápio



Na sopa, no suco ou em receitas, grão enche o prato de nutrientes

Ela é figurinha carimbada no cardápio de quem é vegetariano, mas todo mundo pode tirar proveito dessa excelente fonte de proteína vegetal, a quinua. Ela também é rica em fibras,cálcio e ferro, sendo uma ótima pedida para enriquecer a dieta. Algumas pessoas podem ainda ter dúvidas de como incluir esse grão no prato, temendo perder nutrientes ou exceder as calorias. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, não há uma recomendação certa para o consumo diário de quinua, mas que duas colheres de sopa são o suficiente para trazer benefícios sem exceder nas calorias. Por isso, confira como consumir esse alimento sem prejuízos:

Saladas

A quinua pode ser usada para temperar a salada de duas maneiras: como a semente propriamente dita ou então na forma de farinha. "Em ambos os casos a quinua tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas, pois é um grão calórico (330 calorias em 100g)", diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia. 

Com frutas ou leite

Os grãos inteiros da quinua podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou frutas, por exemplo. 

Enriquecendo sopas

Você pode usar tanto os flocos de quinua como os seus grãos para dar um sabor especial às sopas. "Faça a receita normalmente e, quando o prato estiver pronto, acrescente a quinua por cima", descreve o nutrólogo. Você também pode bater a quinua junto dos ingredientes da sopa, formando um creme uniforme. 

Substitui a farinha de trigo

Feita por meio da trituração da semente, a farinha de quinua contem todos os nutrientes que o grão inteiro oferece. "Ela pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos", diz o nutrólogo Roberto. "Ao trocar a farinha de trigo pela de quinua, você está acrescentando ao prato diversos nutrientes que não aparecem (ou aparecem muito pouco) na farinha de trigo, como proteínas, cálcio, ferro e ômega 3." 

Acompanhando o iogurte

Ao colocar quinua no iogurte, você também está acrescentando fibras ao prato e enriquecendo ainda mais a bebida com cálcio e proteínas. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160ml) mais uma colher de sopa de quinua contém 141 calorias. 

Enriquecendo sucos e vitaminas

A quinua acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco aos sucos e vitaminas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. 

Após a atividade física

"Consumir uma salada de frutas acompanhada da quinua pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinua possui todos os aminoácidos essenciais para o nosso corpo formar proteínas", explica o nutrólogo Roberto. Para quem pratica atividade física, é indispensável o consumo dessa combinação após o treino, já que os carboidratos vão repor a energia perdida e as proteínas vão ajudar na recuperação dos músculos.  

Fonte: Portal Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário