quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fruta em cápsula fornece antioxidantes


 
Os benefícios que as frutas propiciam à saúde são diversos. Mas não são todos que gostam delas ou encontram tempo para ter uma dieta balanceada. Para essas pessoas, a indústria farmacêutica oferece uma novidade: a fruta em cápsula.

A cápsula concentra 22 itens e, além de frutas como maçã, cereja, laranja e morango, traz ainda o extrato de alguns legumes e verduras.

Ela não segue o mesmo princípio dos complexos vitamínicos, porque contém principalmente os antioxidantes das frutas. São substâncias que atuam contra a ação danosa dos radicais livres e que, assim, podem ajudar a prevenir doenças, reduzir o colesterol e atuar também contra o envelhecimento.

Segundo o farmacêutico Maurício Pupo, da Consulfarma, empresa que presta consultoria à Gerbras, a distribuidora do produto no Brasil, tomar uma cápsula do extrato é o mesmo que comer dez porções de saladas de frutas em termos de antioxidantes.

"Tem gente que só come arroz, feijão e bife. Ou então que tem uma vida corrida e acaba não comendo fruta. Para essas pessoas, o produto pode ser bastante indicado, pois ajuda a repor os antioxidantes."

Ele diz que uma cápsula tem 5.000 Oracs (índice que mede a capacidade antioxidante). "Isso é um pouco mais do que o encontrado nas 400g diárias de frutas e vegetais, mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)."

A possibilidade de benefícios à saúde faz com que alguns médicos já receitem o produto. É o caso da dermatologista Valéria Campos, que considera o Oxxynea um complemento saudável. "Uma das principais causas do envelhecimento é a ação dos radicais livres na pele. O produto ajuda a combater isso."

Ela afirma ainda que incentiva seus pacientes a ter uma boa alimentação e a não depender apenas das cápsulas, mas pessoas que comem bem, diz, também podem tomá-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário