segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nutricosméticos ajudam na beleza dos fios mas exigem cautela

 
Os nutricosméticos unem vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outras substâncias, e têm a função de repor deficiências nutricionais do organismo, prometendo deixar os fios lindos.
 
Você já deve ter ouvido que, para acabar de vez com os problemas de queda, caspa e enfraquecimento dos fios, deve-se apostar nos nutricosméticos, também classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como alimentos funcionais.
Essa nova geração de pílulas unem vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outras substâncias, e têm a função de repor as possíveis deficiências nutricionais do organismo, prometendo deixar os fios lindos.
 
Indicação médica
Apesar de serem vendidos sem receitas médicas, antes de sair correndo para comprar o seu, é importantíssimo procurar um médico. Ele indicará exames laboratoriais para comprovar a sua real deficiência nutricional.

 
O uso indiscriminado, ou seja, sem o conselho médico, pode elevar o índice de ingestão diária recomendada de um determinado nutriente e fazer mal à saúde. "Por exemplo, a vitamina A é cumulativa em nosso organismo e importante para a manutenção, dentre outros, dos cabelos saudáveis. Sua falta deixa os fios opacos, frágeis e causa a queda. A correta reposição recupera esse déficit. Mas o excesso causa os mesmos efeitos que sua falta", alerta Alberto Keidi Kurebayashi, farmacêutico e bioquímico, presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).
 
Benefícios
Para que os resultados sejam visíveis, o tempo de consumo deve ser em torno de dois a três meses, necessário à absorção dos nutrientes. "O efeito depende ainda da genética de cada pessoa", pondera o especialista.

 
Sem substituição
Nada de comprar um nutricosmético genérico ao invés daquele que o seu médico indicou. "Existem muitos produtos no mercado com alegações fortes, porém são irregulares e estão mais para medicamentos do que para suplementos nutricionais", avisa o presidente da ABC.

 
Contraindicações
Gestantes e lactentes jamais devem fazer uso dos nutricosméticos sem supervisão médica, pois uma cápsula pode trazer sérios problemas, tanto à mãe quanto ao bebê. Além disso, se aparecer qualquer sintoma ou alergia, após a ingestão do produto, procure o médico.

 
Cuidados diários
O segredo para manter os cabelos bonitos e saudáveis é a alimentação balanceada. Esse é o melhor investimento que você pode fazer. É importante lembrar também que os nutricosméticos não substituem os cuidados diários e regulares com as madeixas.

 
Por isso, para manter os fios lindos, use produtos específicos para o seu tipo de cabelo, faça hidratações regulares, não esqueça do protetor térmico, antes do secador ou da chapinha, e lance mão do protetor solar.
 
Fonte: Portal Terra
 
Mas, atenção! É importante lembrar que os nutricionistas também podem prescrever nutricosméticos e diagnosticar deficiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário